O que é Osteoporose?

É uma doença crônica onde a densidade e a qualidade dos ossos fica comprometida, tornando-os porosos e frágeis.
O esqueleto enfraquece e o risco de fraturas aumenta assustadoramente. A perda de massa óssea ocorre silenciosamente e progressivamente, sem apresentar sintomas, até que ocorra a primeira fratura, geralmente de punho, vértebras e quadril.
As fraturas decorrentes da osteoporose reduzem a qualidade de vida, causa dor, perda das funções e nos casos mais graves, até morte.
Três em cada quatro doentes são do sexo "feminino", e uma em cada três mulheres com mais de 50 anos tem a doença.
Quais os Fatores de Risco?
Existem muitos fatores de risco para o desenvolvimento da osteoporose, aqueles que não podemos modicar como:
-Idade avançada
-Sexo feminino
-História familiar de osteoporose
-Fratura prévia
-Menopausa e menopausa precoce (antes dos 45 anos)
-Uso de medicamentos à base de corticóides, anticonvulsivantes, hormônios para tireóide, entre outros.
E o que podemos modificar como:
-Consumo de álcool, fumo e café em excesso
-Má nutrição
-Sedentarismo
-Dieta pobre em cálcio
-Deficiência de vitamina D
Como Diagnosticar a Osteoporose?
A maioria das pessoas que agregam um número maior de fatores de risco para desenvolver a osteoporose, deve consultar um médico para fazer a Densitometria Óssea, um exame simples e indolor e de baixa radiação.
Como Prevenir a Osteoporose?
A prevenção deve começar na infância, com estímulo a atividade física e à alimentação rica em Cálcio e Fósforo, devendo ser reforçados na adolecência, além de orientações e medidas visando a evitar a aderência ao tabagismo e alcoolismo.

Dicas para manter os ossos saudáveis:
-Consumo de alimentos ricos em Cálcio e exposição ao sol em horários recomendados por pelo menos 15 minutos.
-Adote uma dieta balanceada e nutritiva, que inclua uma quantidade adequada de proteínas, frutas e vegetais para manter o peso ideal, pois estar abaixo dele representa um forte fator de risco de osteoporose.
-Mexa-se!! A maior parte dos exercícios ( caminhada, corrida, ginástica, musculação, dança, ...) auxiliam no processo de formação da massa óssea nos jovens, mantém a densidade dos ossos nos adultos e retarda a perda de massa óssea nos idosos.
-Evite cigarro, pois o fumo interfere no processo de renovação das células ósseas e aumenta o risco de fraturas.
-Evite o consumo excessivo de álcool ( o que corresponde a mais de duas doses diárias), pois aumenta a probabilidade de quedas e risco de fraturas.
-Use sal e cafeína com moderação, pois eles podem acarretar a perda de Cálcio do organismo, especialmente se a ingestão de Cálcio for inadequada.
A Osteoporose tem Tratamento?
A ingestão nutricional adequada de Cálcio e vitamina D é essencial para todos os regimes de prevenção e tratamento da osteoporose, além de atividade física com exercícios aeróbicos pode aumentar a Densidade Mineral Óssea.
Medicamentos específicos podem ser utilizados somente com prescrição médica atuando na diminuição da absorção óssea ou estimulando a formação óssea.
Nenhum comentário:
Postar um comentário