quinta-feira, 18 de junho de 2009

O que é Auriculoterapia?



Auriculoterapia
É uma técnica da Acupuntura, que usa o pavilhão auricular que tem formato de um feto de ponta cabeça para efetuar tratamento de saúde, hoje também se aplica na Estética para tratar peles acneicas, compulsões que nos fazem atacar a geladeira, etc.Aproveitando o reflexo que a aurícula exerce sobre o sistema nervoso central.
O uso da auriculoterapia como forma de tratamento reporta-se à antiguidade e tem apresentado difusão maior que a Acupuntura sistêmica, no Oriente Médio e na Europa Antiga.
É histórico o relato que as mulheres do antigo Egito usavam pontos auriculares como forma de anticoncepcional, isto pelo século 2.500 A.C.(Egiptólogo Alexandre Varilla).
Os escritos de Hipócrates (sobre a Geração) diziam que as incisões efetuadas no pavilhão auricular do homem produziam ejaculação escassa, inativa e infecunda.
O uso da Auriculoterapia é compatível com todas as demais formas de tratamento.
Não apresenta efeitos colaterais, desde que o diagnóstico seja correto e os programas de tratamento sejam bem dimencionados.
Nos últimos 80 anos a Auriculoterapia vem sendo aplicada com êxito no tratamento de dores, analgesia profunda (para aquelas pessoas que tem alergia a anestesia), normalmente usada em consultórios dentários. Também vem sendo empregada nos casos de ansiedade, estresse, insônia,tabagismo, entre outras, pois existem centenas de pontos auriculares que nos proporcionam diversas possibilidades de tratamento para cada pessoa em especial. Ninguém é igual energeticamente, cada pessoa tem seu mapa a ser explorado e cuidado, assim poderá viver mais com saúde, bem estar e beleza.